Dia Nacional do Teste do Pezinho alerta sobre a importância do exame

A importância da luta pela redução da mortalidade materna
28 de maio de 2019
Entenda como a vacina age em nosso organismo
9 de junho de 2019

Realizado nos primeiros dias de vida do bebê, o Teste do Pezinho é um dos exames mais importantes para detectar doenças, em recém-nascidos. Ele é capaz de detectar 46 diferentes disfunções e permite o tratamento adequado de diversas destas doenças ao detectá-la precocemente.

O teste é feito a partir de gotas de sangue colhidas do calcanhar do recém-nascido idealmente entre seu 3º e 7º dia de vida. Desde 1992, se tornou obrigatório em todo o país. O Ministério da Saúde informa ainda que mais de 80% das crianças nascidas em território nacional passam pelo exame.

O Dia Nacional do Teste do Pezinho é uma forma de alertar a população para a importância de sua realização. Ele existe para impedir o desenvolvimento de enfermidades que, se não tratadas, podem levar à deficiência intelectual, além de outras sequelas. As principais doenças detectadas são o hipotireoidismo congênito, a fenilcetonúria, a hiperplasia adrenal congênita, a deficiência de biotinidase, a anemia falciforme e a fibrose cística

Diversas maternidades já fazem o teste após o parto como rotina, antes da alta hospitalar. Se o teste por algum motivo não foi feito, é possível procurar postos de saúde do município. O Teste do Pezinho é gratuito e as unidades de saúde não podem cobrar nenhum valor relacionado a ele, pois já são custeadas pelo Sistema Único de Saúde (SUS).  

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como podemos te ajudar?